Quando eu era criança, fui o anjo Gabriel

Me lembro da dificuldade de decorar as falas do anjo Gabriel contidas em Lucas 1, 26 – 38. Provavelmente eu tinha menos de 11 anos. Tive a honra de ser o mensageiro de Deus, saudar a Virgem Maria e anunciar a vinda de Jesus Cristo. Além de mostrar que para Deus nada é impossível.

Trinta anos depois, apenas os Sacramentos que recebi e o nascimento do meu filho são alegrias tão marcantes quanto essa experiência infantil. Tanto que nunca esqueci dela, nem quando defendi um mundo sem regras, sem religião, sem Deus e, portanto, sem amor. Alguns amigos do Ensino Médio lembram bem do Mário desta época.

Eu e outras crianças do Vila Três participávamos de uma peça infantil organizada por Dona Francisca e outras senhoras do bairro. Peça que, por um período, se repetiu anualmente, no Natal, agitando pelo menos duas quadras do bairro. Os atores mirins invertiam os papéis, que incluíam Maria Santíssima, São José, Santa Isabel, um grupo de anjos e um de pastores e Jesus ainda bebê (era ótimo quando havia um bebê disponível).

O anúncio de que uma mulher, plena da graça de Deus, dará à luz o Salvador é o princípio da melhor notícia que o universo recebeu na história. Por isso a Ave-Maria, oração que inclui este anúncio, tem poder absoluto sobre o mal. E ninguém poderia compreender inteiramente seu valor, afirmou São Jerônimo (Aleteia). Nem quarenta longos dias pregando em Roma sobre a Ave-Maria foram suficientes para São Tomás de Aquino (“o mais sábio dos santos”) considerar a pregação completa.

Os ensaios eram pura diversão, risadas à vontade e cada criança se metendo no papel da outra. No final sempre tinha lanche partilhado. No dia da apresentação, nervoso como sempre, vesti uma fantasia de anjo, com asas, auréola e tudo mais preparado pelas organizadoras da peça. E deu tudo certo!, mesmo o texto sendo longo.

Pensando bem, não é tão difícil reviver esse momento especial. Quando conversamos com alguém e dizemos o quanto a pessoa ao lado é amada por Deus, Ele fala através de nós, somos seus mensageiros. A Deus nada é impossível.

4 respostas para “Quando eu era criança, fui o anjo Gabriel”.

  1. Lindo texto !Era muito bom . Perfeito ❤️

    Curtir

    1. Fico feliz por você ter lido!

      Curtir

  2. Avatar de Tatiane Pinheiro
    Tatiane Pinheiro

    Você já era um consagrado!🥰

    Curtir

    1. Verdade! Batizado na Nossa Senhora das Graças. 🙂

      Curtir

Deixe um comentário