Jesus é a esperança do mundo

Onde você acha forças vivendo em uma cidade que perdeu metade do seu território para o tráfico de drogas? Em um estado que mata crianças brincando em casa, na praça e a caminho da escola? Sem falar na pobreza que acompanha a violência. Tem gente que prefere nem discutir o assunto e corre o risco de acumular tristeza até passar mal, de repente. Neste mundo sempre em guerra, crise financeira e pobre de espírito, eu não encontro esperança. A única que vejo vem do céu e quer nascer em cada coração.

O Evangelho segundo São Lucas diz, no versículo 13 do capítulo 2, que uma multidão do exército celeste desceu a terra para louvar a Deus pelo nascimento do menino Jesus. Só consigo pensar na torcida do Flamengo descendo a rampa de acesso ao setor norte depois de uma vitória difícil. Cantando alegre, filhos nos ombros dos pais, amigos de mãos dadas. Na região de Belém aconteceu algo parecido, só que com anjos ao invés de torcedores.

Não é todo dia que olhos humanos veem uma cena dessas, uma multidão tão feliz que não se aguenta no céu e desce. Pastores no campo testemunharam este anúncio de alegria e resolveram ir pessoalmente ao encontro de Jesus. Sempre houve uma carência profunda, generalizada, dessas graças que apenas Ele traz: alegria extrema e paz celestial absoluta. Jesus renasce a cada instante e espera nossa visita na manjedoura, pronto para nos completar de amor.

Cada um dos vinte mistérios meditados no Santo Rosário possui uma mensagem de salvação. Mas no mistério do nascimento de Jesus há algo ainda mais especial. A vinda do Salvador é profetizada, aguardada e desejada por povos de qualquer época e lugar. Jesus é a resposta ao vazio natural humano que não permite a construção de uma sociedade justa.

Sabendo o quanto precisamos Dele, quando é recebido no coração de alguém, Jesus Cristo imediatamente pede: “Me leve a outros corações”. Por isso Ele é perfeito.

Deixe um comentário