Há poucos dias vi uma postagem no Instagram perguntando qual era a devoção mariana do leitor. Mais de três mil pessoas já tinham respondido, a postagem teve ótimo alcance. Entre as respostas com maior engajamento, que o algoritmo lista primeiro, nenhum comentário respondia com uma oração, prática, hábito ou costume devocional ligado a Maria Santíssima. Todos haviam respondido com o nome de uma aparição ou título de Nossa Senhora. Achei estranho.
No perfil de alguns leitores que olhei, encontrei signos do horóscopo, amor pelo clube de futebol e nenhuma dedicação à Maria. Quando alguém diz que é devoto, imediatamente me pergunto como, no dia a dia, aquela pessoa expressa seu amor. Qual o melhor horário pra rezar? Qual sua oração preferida? Usa algum sinal externo de devoção? Pergunto porque quero aprender.
Antes de mais nada, é ótimo que Maria seja popular. Ela aparece a nós e revela as graças que recebeu de Deus para que tenhamos vida plena, seu próprio filho Jesus, e para que a misericórdia divina seja a nossa salvação. Mas, se eu for devoto de Nossa Senhora sem dedicar tempo ao meu relacionamento com ela, corro o risco de agir como filho que nunca procura a mãe.
Nossa Senhora te entrega graças ainda que você não reze. Nenhuma mãe nega carinho. Há lindas histórias de libertação de pessoas que não rezam nem uma Ave-Maria por dia. São os filhos que negam alegrias às mães. Ao estabelecer uma amizade com Maria, onde você queira que a vontade de Deus seja cumprida em você, quem vai te dizer o que fazer da sua vida, rumo ao Céu, é a Virgem de Nazaré, não o horóscopo. Em sonho, ao acordar, na sua oração ou em qualquer hora do dia, ela ocupará seu coração. O horóscopo vai te levar a outro lugar, lugar rejeitado por católicos (Catecismo da Igreja Católica 2116).
Graças ainda maiores aguardam quando estamos disponíveis a Nossa Senhora. O Rosário te coloca em contato com ela e com os mistérios da vida de Cristo, por isso é minha oração preferida e de ninguém menos que São João Paulo II. É possível começar uma amizade com Maria com uma oração espontânea, com uma Ave-Maria, com a Ladainha de Nossa Senhora, com a Salve Rainha e diversas outras orações, desde que paremos diante dela para agradecer e pedir por alguns instantes.


Deixe um comentário