Quando um filho visita sua mãe, ela faz de tudo para agradá-lo. A partilha de momentos importantes, como a refeição à mesa, se torna ainda mais especial, a família inteira celebra.
Quando você reza o Terço, acontece o mesmo. Jesus, Maria e José se alegram como nunca. As portas do Reino de Deus se abrem para te receber, com Maria aguardando na soleira, sorrindo, mão direita estendida e um sorriso no rosto. Ainda assim, seu Terço é um Rosário incompleto. Nossa Senhora espera que você passe o dia com ela, que fique para o jantar. Mas, você vai embora correndo antes mesmo da sobremesa do almoço.
Em Inglês, os católicos chamam o Terço de Rosário. Tanto o objeto, quanto a oração. Para dizer que rezaram o Rosário com os principais mistérios da vida de Jesus, conforme incentivado por São João Paulo II na carta apostólica Rosário da Virgem Maria, eles dizem “Rezei quatro rosários”. É fundamental pensar no Rosário completo enquanto se reza o Terço. E, caso você tenha mais vinte minutos disponíveis para Deus, reze o segundo “Rosário”. É uma palavra tão linda!
Você já compreende o valor desta oração, a preferida do querido polonês que se tornou papa (e de inúmeros outros papas). Você já desenvolveu a disciplina necessária para rezar. São minutos de luta constante, distrações, vontade de parar. Cada Terço rezado é uma vitória que você sabe que pode vencer. Talvez só esteja faltando coragem de ir mais longe, como aconteceu comigo durante quatro anos em que eu rezava o Terço, mas não rezava o Rosário. Se você reza o Terço, não há dúvidas de que Nossa Senhora te convida para o Rosário diário. Ela convida a humanidade inteira para permanecer na sua casa e o impacto deste convite é muito maior do que podemos imaginar.
Espiritualmente, o Rosário não é a soma de quatro Terços. O Rosário é arma espiritual que vence grandes batalhas. Venceu a Batalha de Lepanto, por isso se comemora o dia de Nossa Senhora do Rosário em 7 de outubro. Destrói vícios que você carrega há anos, como o vício do álcool vencido em mim. O Rosário é o Cristo por inteiro dentro de nós, nos acompanhando em cada tarefa da vida. Reze o primeiro Terço de manhã, para ter tempo de rezar os demais ao longo do dia. Quando chegar na casa de Maria, dê um beijo na Mãe por mim.


Deixe um comentário