Sim, é possível rezar o Rosário lavando a louça, se for necessário. São Luís Maria Grignion de Montfort explica a forma correta de rezar o Rosário no livro “O admirável segredo do Santíssimo Rosário” (45ª rosa, parágrafo 129).
O santo deixa claro que a Santíssima Virgem “recompensa mais a boa vontade do que a ação externa”. Junto com a boa vontade vem a modéstia, outro elemento indispensável à oração. Em condições normais, modéstia e boa vontade te colocarão de joelhos diante da Mãe de Jesus, e nossa mãe, sempre que se dirigir a ela.
Um devoto do Rosário só rezará trabalhando ou executando alguma tarefa manual se for realmente preciso. “Nossa alma é limitada em sua operação, por isso quando está atenta ao trabalho das mãos está menos atenta às operações do espírito, como no caso de uma oração”, diz São Luís.
Digamos que amanhã você acorde às 4h para partir em viagem, dirigindo, do Rio de Janeiro a Bahia. É provável que você não tenha tempo para rezar em casa. Hoje, antes de dormir, você pode baixar no seu celular um aplicativo ou áudio para acompanhar o Rosário e amanhã iniciar a viagem com a oração. Como Maria ficará feliz!
Caso sua rotina pessoal e profissional seja extremamente cansativa, sem sequer 20 minutos de liberdade para um diálogo com Deus, não fique sem rezar o Rosário. Reze como puder. Com a graça de Nossa Senhora, em pouco tempo você terá uma vida mais saudável.
Eventualmente trabalho em retiros que duram o dia inteiro, sendo impossível rezar o Rosário. Eu anoto os rosários não rezados para rezar em outro dia, lavando a louça, dirigindo ou caminhando até a padaria, o importante é colocar o Pai-nosso, a Ave Maria e os mistérios da vida de Jesus no nosso coração.


Deixe um comentário