A verdadeira devoção mariana leva ao apostolado

Amamos Maria porque ela é a “serva do Senhor” (Lucas 1,38) e queremos servir como ela serve. Servir como Maria serve. Carregar nossa cruz até o lugar onde Cristo já padece crucificado, por maior que seja nossa dor.

Servir como Maria serve através da humildade, sua primeira virtude. A primeira virtude de todos os santos. Se tornar tão pequeno ao servir que o próprio Deus não resista de amor por nossa pequenez e venha nos visitar. Se buscamos a humildade é por amor a Deus, Aquele que nos amou primeiro, e porque queremos ver a Deus acima de tudo, nossa única e verdadeira ambição.

Maria permanece com Isabel por três meses. Três meses de trabalho duro, apoio, serviço. Isabel, de idade avançada, precisava de ajuda. Maria não nega. O trabalho doméstico era ainda mais difícil na época e na região de Maria e Isabel, onde os recursos, inclusive naturais, eram escassos.

O maior serviço que Maria presta a Isabel e sua família está ao alcance de qualquer pessoa que queira servir como Maria e com Maria: levar a alegria de Jesus ressuscitado, presente no Espírito Santo, aos nossos amigos, parentes e irmãos do mundo inteiro. Entrar na casa de alguém invocando o Espírito Santo e abençoando aquele lar. Visto que ninguém pode dizer: “Jesus é o Senhor”, senão sob a ação do Espírito Santo (1Coríntios 12,3).

Partilho da forma como me vem ao coração, com a licença de São Paulo, autor da Primeira Carta aos Coríntios. Maria concebe pela ação do Espírito Santo. Depois a igreja se fortalece e espalha também pela ação do Espírito Santo. Se você diz agora, lendo esse texto, “Jesus é o Senhor”, é porque o sopro do Espírito Santo, que cobriu Maria e trouxe a Palavra de Deus até nós, também está sobre você agora. Não somos nada sem o Espírito Santo de Deus, que também voou sobre Jesus na forma de uma pomba no seu batismo.

No primeiro milagre de Jesus da ordem natural, ao dizer “Fazei o que ele vos disser”, Maria, humilde esposa do Espírito Santo, está deixando bem claro que Jesus é o Senhor. Ele é o Senhor e devemos obedecê-lo. Felicidade é cumprir a ordem de Maria.

Deixe um comentário