Gabriel quis ver Maria feliz

Ao se aproximar da Virgem Maria, o anjo Gabriel diz em Lucas 1,28.

– Alegra-te, favorecida, o Senhor está contigo.

Maria rezava com fervor pela vinda do Salvador, só não sabia que ela seria a mãe dele. As orações de Maria são o ápice de 4000 anos de orações pelo Messias, diz Santo Afonso de Ligório no livro Glórias de Maria. Deus não resistiu à humildade daquela jovem ao implorar misericórdia para o mundo e decidiu enviar logo seu Filho, de uma vez por todas.

Finalmente alegre com a notícia, visto que os anjos esperaram muito mais tempo que os seres humanos, Gabriel vem do céu trazendo a proposta de Deus para Maria, na esperança de que ela concordasse e se alegrasse também, junto com ele. Embora tenha se alegrado primeiro, o maior desejo de Gabriel passou a ser ver Maria feliz para que ele mesmo participasse da alegria dela.

Na saudação do anjo é evidente a alegria de todos os seres celestes. Quando a leio, sinto Gabriel sorrir por dentro. Sorrir pelo tamanho da honra que Deus o concedeu. O céu está em festa, ansioso pelo “sim” de Maria. Gabriel jamais diria a ela para se alegrar se ele próprio não trouxesse a alegria da mensagem no seu íntimo.

O que pode deixar um anjo verdadeiramente feliz? Encontrar com a Virgem Maria para declarar que ela encontrou graça diante de Deus. O que deixaria este anjo ainda mais feliz com sua missão? O “sim” de Maria, que deveria ser levado de volta imediatamente a Deus, com a mesma profundidade com que Maria afirma “Eis aqui a serva do Senhor”.

No mundo não há quem recuse felicidade. Tanto Gabriel quanto Maria se alegram pelo mesmo motivo. Alegre-se com Maria, alegre-se com o anjo Gabriel. A razão da nossa alegria se chama Jesus Cristo.

Deixe um comentário