A luta do caçador de Missas no trânsito de São Gonçalo

De carro, o caçador de Missas saiu pouco depois das 18h do centro de Alcântara em direção ao Vila Três, quarta-feira passada. Depois da primeira parada, que seria imediata, a intenção era retornar, passar pelo Alcântara novamente e participar da Santa Missa de 19h na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Mutondo. Aproximadamente uma hora para percorrer 6 quilômetros. Não deu. O trânsito horrível não deixou. Mas, antes da derrota, houve luta. O caçador brigou até o fim.

Ele acelerou o carro nos raros momentos que pôde, ultrapassou semáforos que tinham acabado de fechar e fez ultrapassagens arriscadas. Muitos motoristas mexem no celular enquanto o sinal está fechado e continuam distraídos depois que ele abre, bloqueando o fluxo de veículos. Inclusive o caçador comete esta infração quando não está perseguindo a Santa Missa. Quarta-feira, pra ganhar tempo, o caçador ultrapassou todos os motoristas desatentos que mexiam no celular e recuperou alguns minutos perdidos.

Mesmo assim, às 19h o caçador ainda estava em um engarrafamento em Alcântara, em frente ao Carrefour, bem longe do Coração de Jesus. Diante do fracasso evidente, perto do desespero causado por buzinas de moto apertadas num ritmo enlouquecedor, o caçador tomou uma decisão drástica. Algo importante deveria ser feito para que a noite não terminasse sem a Sagrada Ceia do Senhor: antes do 7º Batalhão, o caçador quebrou pra Trindade. Meses atrás, uma amiga da Igreja São Pedro de Alcântara tinha dito que havia Missa todo dia às 19:30 na Paróquia Santíssima Trindade. Valia a pena tentar.

Vã esperança na alma do caçador. Já passava de 19:20 e os portões da igreja estavam fechados. Não havia sinal nenhum de que uma Santa Missa seria celebrada. Sequer um fiel ou movimento humano. O caçador deu voltas ao redor da igreja, como se cercasse uma vítima a ser abatida, e nada encontrou além de uma fresta aberta na porta.

Parece que nenhuma igreja celebra Missa em São Gonçalo após 19h nos dias úteis. Pegar uma Missa pela metade não era opção. Outra decisão precisava ser tomada. Voltar para casa de mãos vazias ou buscar o maior encontro possível com Jesus Cristo.

O caçador voltou para Alcântara. Enfrentou o trânsito todo de novo e subiu a rampa da Igreja São Pedro de Alcântara. Dentro da igreja, mesmo sem Missa à noite, Deus estava lá, na Capela do Santíssimo Sacramento. Esperando pacientemente dentro do Sacrário alguém que o capturasse com carinho.

Deixe um comentário