Vejo o Rosário como uma grande aventura

Diante do supremo sacrifício de Jesus Cristo por nós, o esforço de rezar o Rosário da Virgem Maria é muito pequeno. Já comparado ao número de obstáculos do mundo de hoje, o Rosário se torna uma grande e bela aventura.

O Rosário inclui a meditação de 20 mistérios da vida de Jesus Cristo, 200 Ave-Marias, 21 Pai-nossos, um Credo e uma Invocação ao Espírito Santo, pelo menos. Sem contar jaculatórias espontâneas e a quantidade de vezes que reconhemos a glória da Santíssima Trindade. Sem a ousadia dos corajosos não se escala a montanha do Rosário.

Mas, não o considere uma missão impossível e sim como presente de Deus. São Pedro de Alcântara, padroeiro do Brasil, só andava descalso, não se aquecia no frio e ficava até oito dias sem comer. Quer realizar grandes coisas pela sua salvação, da sua família, e do mundo inteiro, sem sair do conforto do seu quarto? Reze o Rosário. A força para vencer as barreiras Nossa Senhora empresta no caminho.

A preparação para o Rosário é mais simples do que para uma escalada. Outra vantagem é que no Rosário você tem o dia inteiro para alcançar o topo. É mais cansativo e não é recomendado por São Luís Maria Grignion de Montfort trilhar tudo de uma vez. Um lugar silencioso, um Terço e um coração humilde, que busque encontrar a Deus, são os itens básicos para o Rosário.

Quando rezo o primeiro Terço do dia, meu corpo se alegra pela sensação do Rosário nas mãos e pelo novo contato dos joelhos com o chão. Peço a presença do meu anjo da guarda e de São Miguel Arcanjo para juntos agradarmos a Nossa Senhora. A ela rogo a graça de honrar a Jesus Cristo e começo a caminhada da oração.

As primeiras três dezenas são terríveis. Parece impossível rezar tantas Ave-Marias. Na quarta começo a acreditar numa pequena chance de terminar a Coroa de Mistérios. Apenas avançando na quinta dezena vejo finalmente a vitória. Não há Rosário igual ao outro, os devotos recebem uma graça nova todos os dias, fazendo desta oração uma aventura maravilhosa ao lado de Jesus e Maria.

Deixe um comentário