O Rosário começa e termina com alegria

O Rosário é oração difícil. Mas, ele começa com um anjo anunciando que Jesus Cristo é a salvação, a liberdade e a alegria que procuramos sem cessar. E termina com o mesmo Jesus vencendo a morte, aquela que tanto tememos, antes de coroar sua Doce Mãe como rainha do Céu, da Terra e dos nossos corações aflitos.

Quem não quer conhecer a verdade universal? Quem não deseja se sentir amado ao extremo, até a Cruz, e retribuir amor também? Quando rezamos o Santo Rosário da Virgem Maria, tocamos a plenitude humana e divina. Nada falta a quem se entrega aos braços de Jesus e Maria nas contas do Rosário.

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, disse Jesus em João 14,6. Quem bebe da água que Ele dá, nunca mais terá sede. Significa que a busca acabou. Quantas vezes conquistamos um emprego, uma casa ou um carro, ou compramos algo mais simples, como uma roupa, e imediatamente queremos mais, tão impacientes e insatisfeitos. Jesus é a satisfação plena, absoluta e eterna para a qual fomos criados. O fim das nossas falsas necesidades. Os mistérios da vida de Cristo meditados no Rosário nos lembram, o tempo todo, de que finalmente podemos nos alegrar com Deus.

É justo que muito custe o que muito vale, de acordo com Santa Tereza D’Ávila. Ainda que Jesus tenha sofrido o supremo sacrifício sem receber nada em troca além de maldade, quem rezar o Rosário por certo período perceberá que suas graças têm o preço da dedicação, da disciplina, da penitência. Acompanhadas, desde o princípio, pela mais sincera alegria.

Deixe um comentário