É incrível! Se, por algum motivo, não pude rezar o Rosário num determinado dia, rezar o Rosário completo no dia seguinte se torna infinitamente mais difícil. O oposto também é válido. Se consigo rezar o Rosário hoje, com suas quatro coroas de mistérios, há boas chances de eu completar o Rosário amanhã. O corpo, a mente e o espírito saberão o caminho.
Quebrar o hábito também prejudica praticantes de esportes, popularmente dizemos que reduz o “ritmo”. Prefiro acreditar que a influência do hábito sobre o Rosário funciona da mesma forma. O condicionamento é imediatamente reduzido. Além de fazer bem à saúde, acontece que o Rosário tem o poder de interceder junto a Deus por mudanças nos rumos da humanidade, de salvar almas do purgatório e afastar pessoas do pecado. Não é um hábito que podemos permitir que seja quebrado. Ao quebrá-lo, passamos menos tempo com Deus.
Ora, então como podemos criar o hábito de rezar? Começando com uma Ave-Maria e aumentando a quantidade aos poucos. O que você reza hoje, prepara você para ir mais longe amanhã. Se você não para tudo o que está fazendo para encontrar Jesus na oração, geralmente só dá um tchauzinho para Ele de longe, assim não sairá do lugar. Depois da primeira Ave-Maria vem a primeira dezena, o primeiro Terço e o primeiro Rosário de muitos.


Deixe um comentário