No oração do terço nós refletimos sobre diversos passos da vida de Jesus na terra. Se eu passar um dia sem fazer isso, significa que não me aproximei do Senhor. Joguei o dia fora.
Não há nenhuma outra oração tão querida e defendida pelos santos e doutores da Igreja. O terço torna viável a oração mental, de enorme importância no relacionamento com Jesus. Caso você esteja praticando a contemplação sem o terço, há uma chance de não ter desperdiçado seu dia. Caso contrário, sinto muito, você matou seu dia também.
Se eu tiver participado da Santa Missa, claro que não foi um dia perdido. Mas, meu encontro com Cristo teria sido melhor se eu tivesse preparado meu coração com o terço antes da Missa. Ou se eu tivesse permanecido mais tempo com Jesus, rezando em casa, em algum momento após a Eucaristia. Muitos encontros com o Senhor não são aproveitados como deveriam ser. Um dos ladrões crucificados ao lado dele não aceitou o Salvador.
Jesus é senhor e rei do universo. Criador de cada átomo da natureza. O verdadeiro amor. O mistério mais lindo a ser meditado, discutido e analisado. O terço permite que qualquer pessoa tenha intimidade com Ele, que é o Reino de Deus aqui, neste instante, neste lugar. Sem o pão da vida em nossas mentes e corações, tudo morre.


Deixe um comentário